UNIDADE 16 A PRODUÇÃO TEXTUAL – CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES
PÁGINA 179 – 180 ATIVIDADE 6 TP4
(“INTRADUÇÃO” Gabriel o Pensador)
O escritor faz uma brincadeira com os fonemas das palavras introdução e intra. Ao mesmo tempo em que se inicia na leitura e na escrita, assim é a introdução de um livro.
Cada um tem uma história a contar de como iniciou na leitura e escrita. Eis aqui a minha.
Desde muito criança, antes de ser apresentada às letras, achava fascinante alguém olhar as letras juntas e dar significado a elas. Nesse tempo gostava de cantarolar músicas conhecidas olhando textos em um caderno, só para que outras pessoas me vissem e dissessem: “Olha, ela já sabe ler!”. Um tempo passou, aprendi a ler, mas cadê os livros? Tive uma infância livre, feliz, de causar inveja a muitas crianças, porém faltaram livros. Lembro-me bem de umas poucas fotonovelas da minha tia. Era tudo o que eu tinha para ler. Lia-as, relia-as, por fim, comecei a observar expressões faciais, roupas dos personagens, ambientes. Como foi importante observar as cenas e associá-las às palavras! Como foi enriquecedor para meus conhecimentos esse contato mesmo com tão parca literatura! Foi decisivo esse princípio na leitura e serviu de estímulo para ser clara e objetiva em meus textos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ok... muito bom teu trabalho!!!
ResponderExcluir