quarta-feira, 22 de julho de 2009

O processo da leitura

UNIDADE 14 O PROCESSO DA LEITURA

Página 93 TP4 ATIVIDADE 15

(CAPA DO LIVRO DE MILLÔR FERNANDES)

Na minha infância, era bastante comum o uso do termo “composição”. Naquela época, a professora nos dizia que era para criar ou “compor” nossos próprios textos. Atualmente, este termo caiu em desuso, são designados por “Redação” e mais especificamente “Produção de textos”.
Ao observarmos a capa do livro de Millôr Fernandes, podemos perceber através dos elementos verbal e não verbal que se trata de textos escritos por criança. Vemos um barquinho inocente, as palavras com deslize ortográfico, típico da infância, mostrando o menino, ainda, na literatura. Embora saibamos o grande escritor que hoje ele é, e seu estilo literário, os elementos da capa não me fazem ter expectativa de este livro ser “de humor” ou conter textos teóricos sobre questões da escrita infantil e muito menos a mim sugerem dados que esse livro seja para crianças. Imagino que nesse livro tenha coletâneas de textos dos tempos no primário, assuntos de que mais gostava, observações de tudo que cercava o nosso referido escritor.
O que me atrai mesmo nesta capa do livro é a ortografia, porque o início é igual, mesmo os renomados escritores começaram com seus deslizes lexicais, mas não deixaram de escrever. Não permitiram que os retoques “vermelhos” ou palavras repressoras matassem a liberdade e o desejo de escrever suas emoções e sentimentos do mundo.

Um comentário: